segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gestão de riscos para uma prova de Triathlon

No último post, abordei como a ferramenta EAP é útil para auxiliar-nos nas fases de pré, durante e pós prova. Ela representa o escopo e torna claro tudo aquilo que você deve fazer ou providenciar. Ficou claro que existe um trabalho de 'bastidores' forte antes de uma prova. Não é apenas treinar e competir, o envolvimento é muito maior do que isto.

Faz parte também de qualquer planejamento, uma análise de riscos. Há inclusive normas específicas que regem este assunto. No 'mundo business', especificamente na gestão de projetos é boa prática para cada item da sua EAP, você procurar identificar riscos associados. Em seguida, poderá analisá-los/classificá-los e por fim bucar uma estratégica de resposta aos mesmos.

Identificar e analisar é relativamente fácil, e nada melhor que um belo brainstorming para que brotem algumas dezenas de riscos. Outra forma de identificar é ouvindo relatos de outros colegas do que aconteceu, etc, os famosos 'causos'.

Ano passado vi um post na fanpage da Revista MundoTri sobre um atleta que teve seu nariz quebrado durante a natação! :-o é um risco que pode acontecer com qualquer atleta! A pergunta é, podemos evitar isto ou diminuir a probabilidade de acontecer? Certamente que sim!



Utilizo uma planilha em Microsoft Excel bem simples para fazer minha coletânea de riscos de uma prova de Triathlon. Ela me serve para antes de qualquer prova, revisá-la e tomar medidas ou ações específicas para que a probabilidade de algum riscos acontecer seja mínima ou, caso aconteça, seu impacto ou 'estrago causado', seja o menor possível.

(clique para ampliar)


A última coluna é entitulada 'Resposta ao Risco' e utilizo 2 conceitos que é o 'Mitigar' e o 'Evitar'. Eu mitigo, tu mitigas, ele mitiga... já usaram este verbo? hahaha

Mitigar é uma estratégia/ação relacionada a diminuir a probabilidade do risco acontecer, ou caso aconteça, diminuir seu impacto negativo.

Pois bem, esta lista é pequena e para fins de exemplo. A idéia é que você consiga dar continuidade, para uso próprio, alimentando-a a medida que adquire mais experiência. Converse bastante com seu treinador que, com certeza, é a pessoa indicada para tratar sobre como você poderá evitar ou mitigar muitos riscos durante suas competições.

Faça o download da planilha:







O objetivo dese post foi apresentar a gestão de riscos de forma simplificada vinculada a uma prova de Triathlon e ao mesmo tempo já disponibilizar uma planilha para registro das mesmas.

O assunto 'gestão de riscos' é bem mais amplo que isto, porém como introdução, está de bom tamanho.

Uma boa EAP e uma boa planilha de riscos tornará suas chances de sucesso em uma prova muito maiores! Menos imprevisto, menos correria, mais tranquilidade, mais foco. Planejamento! :)

Bons treinos,

Dimitri Campana, PMP, CSM, PRINCE2-f
Atleta Amador de Triathlon
Consultor e Instrutor Especialista em Gerenciamento de Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário