quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como você monitora o progresso do seu volume de treino?

Quando iniciei efetivamente no Triathlon, busquei uma assessoria esportiva, no meu caso a IronMind aqui em Floripa. Comecei então a receber minhas planilhas mensais nas quais encontramos o que (natação, bike ou corrida) e o quanto (volume) treinar em cada dia.

Na medida em que vamos realizando os treinos, senti falta de uma ferramenta para registrar o meu 'realizado' de forma a ter uma visão gráfica resumida para que eu pudesse, ao longo dos meses, inclusive, ir me motivando cada vez mais.

Estamos falando de monitoramento e controle sobre um plano traçado. O plano é a planilha do seu coach (treinador). O monitoramento e controle são, não apenas os registros, mas também análise e tomada de decisão.

Como atleta, ao ver os gráficos de evolução pensei algumas vezes: "caramba, nem eu sabia que treinei tanto! Acho que estou preparado mesmo". Desta forma fui me sentindo cada vez mais confiante para as competições que enfrentei. No meio do mês, quando percebo que o volume está menor do que o planejado, já me organizo para que nas próximas semanas não haja furo de treino pois sei que isso refletirá negativamente no dia da prova.

Obviamente e como de praxe é interessante passar isto ao seu coach para que ele saiba como você está se saindo.

A ferramente que utilizo e atende-me muito bem é o Endomondo (www.endomondo.com). Uso gratuito!

No início eu não tinha um relógio com GPS, então todo o lançamento no Endomondo era feito 'na mão', o que fiz ao longo de 12 meses. Depois adquiri um relógio com GPS da Garmin ao qual o endomondo importa as informações. Que beleza!

Abaixo algumas telas do sistema.

A primeira, com visão geral de volume realizado no mês.



A segunda, com visão do que você treinou nas semanas de um mês.



A última, sobre a performance detalhada de um treino.



Sei que existem inúmeros sistemas que fazem isto, inclusive o da própria Garmin do relógio  que adquiri, mas ainda acho o Endomondo mais amigável e visualmente mais agradável.

A mensagem final é que para qualquer projeto ou plano, não basta apenas ter um bom plano, ou quem sabe, o mais perfeito deles. Além disto, no mesmo nível de importância, deve haver o registro e monitoramento para que você possa tomar alguma decisão no meio do caminho (ou do plano) de forma a 'corrigir o curso'.

Bons treinos!

Dimitri Campana, PMP, CSM, PRINCE2-f
Atleta Amador de Triathlon
Consultor e Instrutor Especialista em Gerenciamento de Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário